31 maio, 2014

Vanguart - 3 em 1

Sempre admirei o Vanguart pelas letras profundas, toques de poesia e lirismo nas suas músicas, tudo isso combinado a um folk rock de primeira. Essa é a definição geral pra uma banda que é divida em 3 fases, ao longo dos seus 3 álbuns de estúdio. Podemos definir um como a sequência do outro, cada um num estado emocional diferente e com uma musicalidade característica, dando a impressão de que nos é contato uma ‘evolução’ da banda.

Ian Tambara


Vanguart (2007)

Nota: 7,5

O primeiro álbum traz consigo o folk rock em produções de estúdio independentes. Gravado na terra natal dos músicos, Cuiabá, o álbum possui um caráter mais melancólico, misturando o folk com o country (o exemplo mais claro é a música “Hey Yo Silver”) em músicas que aliam a melodia e a letra para tornar deste, o ‘mais fossa’ dos três discos. Em uma análise geral, é ótimo para se ouvir quando se está desiludido e desacreditado com tudo e todos, como em “Para Abrir Os Olhos”, ou na mais conhecida da banda, “Semáforo”, restando apenas a solução em sair pra encher a cara e voltar só no outro dia, como em "Cachaça". Além disso, o álbum traz uma mistura de músicas em português, espanhol e inglês.


Boa Parte De Mim Vai Embora (2011)

Nota: 8,5

Depois de concorrem a prêmios no VMB e Prêmio Multishow, os cuiabanos chegam com tudo em um grande disco. Junto com eles, vem a figura que diferencia o som da banda: Fernanda Kostchak aparece com o seu violino em praticamente todas as músicas do novo álbum. Mantem-se o folk, apesar de os membros da banda não gostarem de ‘rotular’ o seu estilo.
“Acho que esse disco novo traz a gente mais velho, sabe, mais maduros [...]” disse Hélio em entrevista à Rolling Stone Brasil. Assim como o amadurecimento, o segundo disco traz uma “ressaca amorosa”, como se as letras sugerissem a superação dos obstáculos e desilusões citadas no primeiro álbum e mostrassem (mesmo que ainda de forma melancólica) uma certa esperança, em músicas como: “Mi Vida Eres Tu”, “Se Tiver Que Ser Na Bala, Vai.” ou “...Das Lágrimas”. Um álbum com letras e melodia muito bem trabalhadas e produzidas que lhes renderam o prêmio de melhor banda do VMB de 2012.



Muito Mais Que O Amor (2013)

Nota: 6,5

E aí vem o terceiro álbum. Já mais “calmo” se comparando aos outros, é um disco diferente. Agora a melancolia é deixada de lado, e o triste som do violino perde espaço para os alegres e aconchegantes (às vezes até irritantes) clarinete e bandolim. Com letras e melodia mais animadas, “Muito Mais Que O Amor” traz a paixão, o amor e a felicidade atrelados e faz com que o álbum torne-se muito mais comercial. Não é a toa que em 2013 “Meu Sol” fez parte da trilha sonora da novela “Além do Horizonte.” Em resumo, não trata-se de um álbum ruim, ao contrário disso, é apenas a prova de que a banda amadureceu e provou que tem capacidade para construir trabalhos diferentes e, mesmo assim, manter o bom nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário