26 junho, 2014

Cícero - Canções de Apartamento (2011)

Nota: 8,9





Fernanda Rodrigues (convidada)





Hoje em dia não é qualquer um que abre a porta do apartamento pra gente e nos convida pra ouvir um pouco do seu passado, mas é exatamente isso que Cícero faz em seu primeiro álbum solo, Canções de Apartamento. Ex-integrante da banda Alice, Cícero nos traz uma obra que mistura bossa nova com melodias que lembram marchinhas de carnaval – tudo ao toque mais intimista possível.

Todas as músicas foram gravadas na sala do seu apartamento e é como se ele retirasse debaixo da cama uma caixa com as suas melhores (e tristes) lembranças. Cada faixa parece criar um cenário diferente na nossa cabeça. Em Ensaio Sobre Ela é possível sentir a calmaria de um amor que chegou sem ser anunciado assim como em Ponto Cego é como se estivéssemos em uma praça lotada, perdidos no meio de tantos afazeres, em uma vida onde todas as relações foram aceleradas, “mas quem se importa? É sexta-feira, amor!”. 

Outra característica muito explorada no álbum foi a variação entre tons altos e baixos, como em Açúcar ou Adoçante?. Todavia, creio que o ponto alto da obra seja Laiá Lailá, com referência a Braguinha, e com um ritmo cadenciado que, ao final, já passa a nos lembrar de um desfile qualquer por uma avenida. Assim como o cantor cita nessa música, “vou criar um lugar escondido pra fazer meu recital”, é justamente isso que parece ser o álbum inteiro: um cantinho que ele encontrou para poder se expressar, contar dos seus sentimentos, das suas memórias – tudo isso embalado ao som de instrumentos simples (desde o teclado até o canto do passarinho que pousa na janela do seu apartamento), lembrando talvez um pouco do romanticismo de Chico Buarque.

Mais outra referência a cantores nacionais é feita quando, na música Pelo Interfone, Cícero menciona Dindi, de Tom Jobim, o que revela a sua nítida fonte de inspiração para as melodias que embalam o álbum. Além disso, um ponto que vale ressaltar é que Canções de Apartamento foi inicialmente uma produção independente e que Cícero lançou-o em seu site e em sua página do Facebook de forma gratuita, com mais de 10 mil downloads em três semanas. Apenas depois de um tempo foi que uma gravadora aceitou, juntamente à divulgação gratuita, vender também cópias do CD nas lojas. 

Enfim, pode-se dizer que esse é um daqueles álbuns que, mesmo se você só pretendia dar uma ouvida superficial, ele vai te prender a cada mudança de faixa. Apesar de, em sua maior parte, apresentar canções de teor saudosista e solitário, Canções de Apartamento é um grande acréscimo à música brasileira e também nos lembra de que é preciso relevar os acontecimentos, afinal, “o dia vai raiar pra gente se inventar de novo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário