13 junho, 2014

Geringonça - Geringonça (2013)

Nota: 7,6






Matheus Donay





Eles vieram para confundir e não para explicar. Poderia ser o Tom Zé, mas não é.

"Senhoras e senhores, tenho o enorme prazer de apresentar o maior espetáculo desta terra!"

Assim começa o primeiro EP da Geringonça, confundindo, não-explicando, contagiando e alegrando. Abrindo o trabalho com a música "Geringonça", a banda visita faixa a faixa, explorando o tema das demais canções, como caras canalhas, mulher que não para de beber e que não se importa com bons costumes deste Brasilzão.

Seguindo com "Silêncio", a canção varia entre pianos, por ora dramáticos, e solos de guitarra profundos e bem trabalhados, em harmonia com a sonoridade leviana, lembrando o estilo de música de November Rain, hit do Guns N' Roses.

Uma das mais animadas do EP chama-se Florisbela. Uma descrição da "Nega", extrovertida, animada, de bem com a vida e nem aí para os padrões de comportamento."Florisbela, Florisbela, tira a meleca do nariz! (...) Florisbela, Florisbela, a nega não tá nem aí! Porque pra ela não importa os bom costume do país!". Florisbela vai te contagiar e fazer querer dançar, pois como disseram os Novos Baianos: "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!"

A minha preferida é "Maria do Caos". O triângulo anuncia: aí vem coisa boa, entrando gradativamente pandeiro, bateria, baixo e por fim a viola, lembrando o majestoso Tom Zé! Numa atmosfera meio Florisbela, o alvo da vez é Maria, que não para de beber. "Tudo que eu queria era ver Maria se casar / Maria se estranha e já pega a canha pra se louquiar / Já falei Maria, essa tua mania de entornar / Isso não faz bem, veja que ninguém quer te namorar."

Fechando o EP, a suave voz feminina da banda encanta atingindo altos tons, mergulhada numa canção amorosa onde o bumbo imita o coração. Um queixa sobre os canalhas, corações de pedra! Esses canalhas do tipo que repetem tudo e até decoram declarações de amor.

Descobri a Geringonça na Feira do Livro de Santa Maria, eu estava sentado em uma cadeira, nunca tinha ouvido um segundo da banda. Então o show começou, quem estava presente se contaminou e fui embora suado de tanto dançar. Se possível, vá a um show da Geringonça. Você vai pensar que verá uma apresentação de circo ao ver os integrantes. A verdade é que você vai ver não só um circo, mas um show de música, um teatro, uma arte. Todos originais, autênticos. Programa perfeito para um domingo  ensolarado.

Viva Geringonça!

Onde ouvir: https://soundcloud.com/viva-geringonca/sets/ep-geringon-a-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário