17 junho, 2014

Saturno de José - Saturno de José (2013)

Nota: 9,0






Matheus Donay





"Res-pei-tá-vel público! El grande circo apresenta: SATURNO DE JOSÉ!"

É com muito prazer que lhes apresento o primeiro EP da banda. Recheado de boas energias, levadas contagiantes e letras de pura harmonia. Saturno é a banda ideal para se dançar com o morador de rua bêbado que anima o público durante os shows abertos. É alegria, soberania, juventude e felicidade.

"...Venham ver o Menino Laranja e seus amigos de plástico. Aí vêm eles, aí vêm eles! SEJAM BEM-VINDOS!"

Abrindo o disco, Ladrões de Alegria já mostra de cara a identidade da banda. Numa atmosfera de circo, flautas entrelaçam linhas de teclado e violão, formando uma sonoridade única. Se ouvir esta música e deixar a imaginação te levar, você vai parar num espetáculo cheio de malabaristas, monociclistas e palhaços, além de se sentir uma criança num mundo fantástico. "Viemos roubar o seu sorriso, somos ladrões de alegria!"

Saturno de José trás consigo letras simples, sinceras e cativantes. É o caso de Soberano, em que a alegria de viver é estampada acima de qualquer gargalho, como a exploração sofrida pelo eu-lírico da música. "Não tenha dó de mim, não tenha dó de nós, eu não sou santo para andar pendurado em chaveiro de fazendeiro de madame." O triângulo dita o ritmo junto com o afoxé e se encontra com sonoridades típicas nordestinas - além do simpático clarinete. Outra canção que tem o DNA parecido é Fonte da Juventude, com um espírito jovial, aventureiro e apaixonado. "E um suspiro me sobe a espinha, aposto que é aquela menina. Ela vai passar e me ver celebrar o frio na barriga que vai me dar, se ela sorrir."

"Então deixa a felicidade vir...". De forma tímida e singela, a Saturno de José começa a convidar para o carnaval que vem em seguida. É em Felicidade é que se forma a folia, a dança desenfreada, o chapéu e as mãos pra cima, a excitação! Entre apitos e buzinas, gritos e explosões de energias, nada mais importa, além da pura e verdadeira alegria. "...Deixa a felicidade desabar aqui! E eu não vou me importar se pra casa eu não souber voltar!" 

Embalados pela flauta suave, as canções doces são firmadas em Adoçar, com uma leve pitada de gaita de boca. "Chegou a hora de brincar, correr, cair, chorar, saltar, voar, mas não se esqueça de adoçar o café." A letra deixa transparecer uma mensagem de ambiente muito familiar. Uma vivência que vai evoluindo em etapas até a hora de partir. "E quando você atingir o céu pra nos fazer feliz, por favor, não se esqueça da gente, por favor, não se esqueça de mim."

Saturno, por fim, é uma boa pedida tanto para o êxtase e euforia quanto para um momento de calma e reflexão. Um som puro, leve, sincero e original. Convide os amigos, a família e o cachorro para desfrutar do El Grande Circo Saturno de José!

=================================================

Hiozer, membro da Saturno de José, conversou com a gente e respondeu algumas perguntas.

Notório - O que torna a Saturno de José ladrões de alegria?
Hiozer:  Ao meu ver originalmente a música fala da constante ideia de mudar o rumo da vida. Mais especificamente, de lutar para sair de algum sistema opressor ou repressor, de buscar os próprios meios de se viver a vida. Tanta gente vive pautada por uma série de indicadores sociais e culturais, ensinados na mídia, nas famílias, nas escolas. É um sistema que funciona para poucos. Na época da composição da música, o Ivan e eu estávamos trabalhando em empresas que odiávamos, em funções que nada tinham a ver com o que queríamos fazer da vida. A ideia de sair daquela vida surgia todos os dias, assim como surge para quase todos, imagino. Mas quase nunca há oportunidade, muito menos segurança na ideia de pular fora e seguir seus sonhos. Ladrões de Alegria seriam então, todos que aceitam participar deste sistema. Colegas de trabalho, chefes, amigos, familiares. Todas as pessoas que não conseguem, não entendem ou não aceitam a possibilidade de se viver fora de um certo status quo. Toda a letra foi pautada por isso, e o arranjo que evoca ritmos circenses surgiu naturalmente para acompanhar essa temática. O bom dia automático de todos os dias, a vontade de “mergulhar” contra a vontade de “deixar como está”, e o alivio após conseguir sair, após ter “jogado duas moedas na fonte, nunca mais me preocupei”. Enfim, e nós mesmos, quando aceitamos esse tipo de situação ou as praticamos de uma ou outra maneira, acabamos por ser ladrões de alegria também.

Notório - Tu, ou a própria banda, tem algum artista em específico como referência?
Hiozer: Artistas são vários é claro, a banda como grupo não tem nenhuma referência em conjunto, mas podemos citar algumas coisas individualmente:

Ivan: Belchior, Radiohead, Panda Bear, Frank Zappa, Bob Dylan;
Daniel: Animal Collective, Dylan, Bee Gees, Cartola, Neil Young, Leonard Cohen;
Hiozer: Chopin, Milieu;
Gibran: Hermeto, Tom zé, Raul Seixas, Tony da Gatorra, Zé da folha;

E aproveitamos para indicar bandas independentes que ouvimos e gostamos tanto quanto as grandes que citamos antes: Mindgarden, Dr. Hank, Rocartê.

Notório - O que significam os dois guris na capa do EP?
Hiozer: A foto é o pai do Ivan e um primo dele. Foto de 77. Na época das gravações do disco, achamos que tinha tudo a ver com o clima geral das músicas. A foto por si só é muito boa.

Notório - Podemos esperar alguma coisa nova até o final do ano?
Hiozer: Esperamos que sim, venha coisa nova até o fim do ano. A ideia é que venha bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário