28 junho, 2014

The Antlers - Familiars (2014)

Nota: 8,6







Eduardo Kapp





The Antlers, é , essencialmente, o projeto de Peter Silberman. Tudo começou como um projeto lo-fi altamente caseiro e independente, com dramáticas canções folk. No entanto, depois de um EP ("Uprooted") e um álbum ("In the Attic of the Universe") gravado apenas por Silberman, o projeto se torna uma banda, com a participação de Michael Lerner e Darby Cicci.

Como transição de projeto solo para banda, lançam o aclamadíssimo e ícone "Hospice", com mais experimentação e maior complexidade no som. O álbum conta a história de um relacionamento conturbado, e é bem.. pesado. Depois, em 2011, lançam o "Burst Apart", que segue sendo lo-fi e absurdamente ~profundo. 

A questão é que, nesse novo álbum lançado no último dia 17, a banda deu uma boa mudada no som. E pra melhor! Aqui, a coisa toda evoluiu de um tímido e introspecto conjunto de experimentações para um gigantesco movimento orquestral muito atento aos detalhes. Aqui o som está mais limpo, mais "alto" e segue com suas melhores características: muito drama e letras muito boas.

Gostei muito também da aposta em novos ritmos e novos instrumentos. A primeira faixa, "Palace", já mostra bastante de tudo o que foi dito anteriormente. Uma mistura surreal de trompetes, synths, pianos e percussão.  É incrível, todos esses novos fatores deram muito certo na maior parte desse disco. É como se fosse um "Burst Apart" melhorado, remasterizado, orbitando a Terra em seu ônibus espacial e inclusive meditando em gravidade zero.

Agora, o que realmente me pegou de surpresa aqui foi "Intruders". Mesmo longa, se manteve interessante durante toda a faixa, chamando atenção pra cada detalhe novo que ia surgindo. Bom, não posso falar isso de todas as faixas. "Revisited" e "Parade" me pareceram meio.. pegando o embalo que "Director" fez. Não vou dizer que foram desnecessárias pra não deixar ninguém triste. Se bem que esse costuma ser o mais recorrente dos problemas do Antlers. As vezes simplesmente parece que falta algo.

Claro que isso tá longe de manchar a coisa toda. Baita álbum, ouça assim que puder. E se ainda não ouviu os anteriores, recomendo também. É uma trajetória muito interessante e diversificada. 



Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=gQfcwigtizY

Nenhum comentário:

Postar um comentário