07 julho, 2014

Guri - Quando Calou-se a Multidão (2013)


Nota: 7,8





Matheus Donay






Alexandre Assis Brasil, de nome artístico Guri, é guitarrista e compositor da Pública, além de tocar na Orquestra Brasileira de Música Jamaicana e ser aquele músico que seguido você encontra em algum bar em São Paulo. Guri, debutando em carreira solo, se afasta do "britpop gaúcho" que costumava a lidar e mergulha na melancolia e na instabilidade amorosa.

Financiado coletivamente através de crowdfunding, Quando Calou-se a Multidão, como o próprio nome insinua, é um desabafo ao silêncio. Guri parece estar rodeado de pessoas onde o vácuo ecoa. O eu-lírico, não tão rebuscado, parece ser de alguma escola literária romântica, objetiva, direto na ferida. Assim são as canções do disco. 

Com guitarras modestas, Guri aposta na simplicidade do seu som, ao mesmo tempo em que se apresenta de maneira firme e pode acabar lhe tocando. A faixa "Todos meus amigos vão me ouvir cantar" é uma boa pedida para começar a ouvir o som dele. Com um instrumental bem trabalhado, a canção chega a lembrar "Tighten Up", dos Black Keys, e é um dos destaques do álbum. Para os apaixonados por um violão meio tímido e algo mais simples e acústico, as faixas "Ao Sul" (com participação do Pélico), "Sobre o Céu e a Terra" e "Shangai" são as dicas. 

Quando Calou-se a Multidão é um disco simples, com apenas 10 faixas. É daqueles sem muitos efeitos, solos de guitarras ou algo do tipo, porém cativantes. Por ser tão simples, direto e claro, com boas letras (para aqueles que apreciam o desamor nas músicas), o trabalho chega como uma das novidades positivas do cenário independente brasileiro.

Streaming e download do disco: http://www.guriassisbrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário