10 outubro, 2014

Guantánamo Groove - BOCA (2014)







Matheus Donay







Foram diversas as vezes que cruzei em praças e lugares em que a Guantánamo Groove fazia um som. Festivais na cidade, show de iniciativa própria, às vezes em parceria com outros artistas da região e até mesmo num cantinho de algum bar. Inicialmente, passou despercebido nas primeiras vezes, não era algo que de fato me prendesse. Talvez até a falta de algum material de mais qualidade nas mídias sociais tivessem seu dedo. Mas parece que isso ficou pra trás. Eis que a Guantánamo regista o primeiro EP: BOCA.

Enquadrando-lhes, a Guantánamo é um trio de "rock funkeado, groove sambado, ska abrasileirado (ou qualquer outro conceito que surja dessa contraditória mistura de influências)", segundo os próprios. O EP basicamente possui uma espinha dorsal chamada Santa Maria. Sim, aquela cidade do interior do RS, também conhecida como Boca do Monte. E você nota essa referência sem necessariamente ouvir o trabalho, basta olhar pra capa. O centrão santa-mariense carregado de tudo que lhe tem direito: morador de rua, casal homossexual, polícia, pixo e por aí vai.

Boca do Monte, a primeira do EP, transcende como um preto no branco, um yin-yang e vice-versa. Associo isso à exploração das contradições e contrastes situados em tempo e espaço: uma cidade contemporânea que emerge cada vez mais. Isso fica notório nas passagens que referenciam a alegria do samba nas ruas enquanto há outros na garganta do diabo (provavelmente a cometer o suicídio) ou então na adaptação do slogan que marcou os anos de chumbo: Santa Maria, ame ou deixe-a.

Seguindo na referência temática Santa Maria, estão ainda outras duas faixas: Itaimbé, que faz uma visita à vida de muitos jovens, principal público alvo do "tocar um violão no parque, curtir o pôr do sol e terminar o dia numa boate do DCE." A outra é O Dono. De longe, a mais ~tocante~. Porque é apelativa e tem uma letra que invoca um eu-lírico muito conhecido do povo de Santa Maria. Sorriso, o primeiro a ser lembrado quando se fala em um morador de rua por aqui. "Não se ofenda se eu te pedir - Um cigarrinho, por caridade! / É que mesmo eu sendo rei Sou invisível nessa cidade."  O Dono vai fundo, mexe com o brio e navega numa sensibilidade tamanha. Tudo isso imerso naquele jogo de contrastes.

Aproveitando a deixa do 'incorporar uma terceira pessoa no eu-lírico' e denunciar o caos urbano como funciona em O Dono, outro detalhe que urge com intensidade é o engajamento político das canções. Algo meio condoreiro, meio modernista, como se o dedo apontasse para alguém fazendo denúncias de cotidiano. 

Fechando o EP como um bônus track temos Psicose, o single. Foge um pouco do contexto do conjunto, uma vez que se apresenta como uma espécie de algo mais pop e foca num tema que também é mais pop: os contratempos e certos reveses da vida amorosa. 

Saindo do campo da semântica... Instrumentalmente destaco as linhas de baixo. Uma coisa que sempre me chateou em inúmeras bandas é o volume discreto. Não que a Guantánamo faça barulheiras com o baixo, mas mostra que ele existe e é tão importante quanto uma guitarra (ainda mais se tratando de um trio). Outra coisa que me chama a atenção são os solos pink floydianos que vão progredindo/regredindo até um certo ápice, o que fica notório na segunda faixa. Ah, as teclas também dão aquele acompanhamento bacana.

Não que Boca seja um EP perfeito e sem defeitos, mas não consigo destacar algo que julgo errôneo ou que fuja o tão subjetivo conceito de arte. Além do mais, a vida do artista underground é um tanto que complicada. É sob esse contexto de "correrias" que o disco acaba ganhando pontos além-música, ainda que não possua a mesma qualidade de gravação se comparado ao que as grandes gravadoras fornecem. 

Provavelmente você não ouvirá a Guantánamo Groove na rádio ou verá um clipe na tv. E talvez nem a falta de visibilidade nas mídias tradicionais seja mais um problema. O EP Boca já tem seu lugarzinho garantido nas referências artísticas quando se fala na cidade de Santa Maria. Um álbum tipicamente preso nos buracos das montanhas que eles chamam cidade.

Onde ouvir: https://soundcloud.com/guant-namogroove/sets/boca-ep-2014

Um comentário: