31 agosto, 2015

FKA Twigs - M3LL155X (2015)



Nota: 9,1






Fernanda Rodrigues






Sabe aqueles artistas que vão criando nome discretamente? Tu já ouviu o nome deles uma vez, no passado, aí escuta outra vez aqui e ali, vê como sugestão nos recomendados do Last.fm e quando vê PLAU o cara já se tornou uma das novas apostas do cenário musical do ano. Eu me sinto exatamente assim em relação a FKA Twigs. 

Nesse mês, quase exatamente um ano depois do lançamento de seu disco LP1, Twigs já aparece de novo com novidade, mas dessa vez com um EP curtinho de cinco faixas, M3LL155X (lê-se “Melissa”). É nada mais nada menos que mais uma de suas misturas de R&B com eletrônica e tri hop, vozes sussurrantes e feminismo (ainda que seja interessante observar como a voz dela se impõe melhor nesse álbum do que no anterior).

Desde LP1, twigs já deixou bem claro pra todo mundo que não tinha problemas em apresentar temas como sexualidade em suas músicas (aliás, já é uma espécie de característica marcada, querendo ou não). “Two Weeks”, em 2014, já havia traduzido isso muito bem com trechos como “Smoke on your skin to get those pretty eyes rolling/ My thighs are apart for when you're ready to breathe in/ Suck me up, I'm healing for the shit you're dealing”. Apesar de estarmos em pleno século XXI, vale lembrar que falar sobre sexo, especialmente entre mulheres, ainda é um certo tabu (cantar então, ainda mais quando não é através do hip hop ou rap, como faz a Nicki Minaj ou, na maioria das vezes, os homens, é ultrajante). Por isso que twigs é um grande expoente do feminismo musical.

Em M3LL155X, “I’m your doll” é a faixa feminista da vez, tratando tanto do abuso como da objetificação do corpo da mulher, com um vídeo mostrando justamente twigs como uma boneca inflável e com um homem representando o amante agressivo. Apenas o fato de ela já retratar esse tipo de situação em uma música é tipo “ei pessoal, ok. Objetificação feminina existe, certo? Precisamos falar sobre isso sem medo”. É uma das músicas que, junto com “In Time”, tem mais apelo pra um mainstream comercial também, embora FKA Twigs ainda seja uma artista pouco tocada e conhecida na grande mídia.

Além disso, é importante considerar que M3LL155X contou com uma produção em parceria com BOOTS, o mesmo cara que produziu o último álbum autointitulado da Beyoncé. Até dá pra ver nesse EP da twigs algumas semelhanças com “Flawless” e “7/11”, mas nada (absolutamente nada) que a tenha transformado em uma mais uma cópia barata de mais uma diva do pop. Assim como Azealia Banks e Janelle Monáe, twigs tem criado um espaço único pra ela dentro da música. Pra falar a verdade, ela até mesmo tem um pouco da pegada sci-fi que a gente já viu em Monáe (dá uma lida na resenha de The ArchAndroid aqui), mas twigs não perde sua originalidade porque se diferencia com batidas desconexas e quebradas na maioria das músicas, com um ritmo que acelera e diminui a velocidade na mesma proporção quando menos se espera. Acredito que justamente por ser um pop não óbvio e instrospectivo, twigs tenha permanecido (e resistido) por tanto tempo fora do mainstream.

Seja como for, Tahliah Bebrett Barnett, Forerly Know As Twigs (ela teve que adotar esse nome por causa do outro Twigs que já existe na música), através de M3LL155X, deu um tapa na cara da sociedade que ainda a reconhece apenas como a >>namorada do Robert Pattinson<<. Ela não vai ser mais uma mulher que se limita a viver à sombra do cara que anda com ela, twigs é bem mais que isso, o que já deixou bem claro com a personagem Melissa que criou para o álbum. Como ela demonstrou no vídeo contínuo ( praticamente um curta-metragem de pouco mais de 16 minutos com quatro das cinco músicas do álbum) com "In Time" seguida de "Glass and Patron", quando aparece grávida e "dá à luz" a tintas e panos coloridos, twigs é dona da própria criatividade e libertação, sem precisar do empurrãozinho de ninguém pra atingir o sucesso. Ela representa a independência e o esforço que, através das suas músicas, também quer ver nas mulheres que a acompanham.



Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=bYU3j-22360

Nenhum comentário:

Postar um comentário